Em muitas situações de internação, é recomendável um tratamento mais humanizado, fora do ambiente hospitalar, buscando conforto e proximidade com familiares (Home care), entretanto, nem sempre há a concessão desse tipo de tratamento através dos planos de saúde.
Home Care é uma modalidade de atendimento em saúde que prevê a continuidade do tratamento no domicílio do paciente, através de uma equipe multidisciplinar com estrutura especializada e protocolos de segurança.
Também chamado de Atenção Domiciliar, o serviço de Home Care tem caráter substitutivo ou complementar às intervenções hospitalares ou ambulatoriais que garantem a promoção da saúde ou a continuidade dos cuidados necessários para o quadro clínico do paciente, sendo comprovadamente eficientes para atendimentos de curta ou longa duração.
Essa modalidade permite que o paciente saia mais rápido do ambiente hospitalar, sem prejuízos ao seu tratamento, além de permitir o acompanhamento eficiente evitando reinternações recorrentes por voltar ao estágio inicial de atividade em condições crônicas.
Há diversas disciplinas compreendidas em um atendimento de home care: fisioterapia, fonoaudiologia, nutricionista, medicação via endovenosa ou intramuscular, além de monitoramento e atendimentos médico e de enfermagem. Esse tipo de atendimento (Home Care) permite o restabelecimento ou a manutenção da saúde do paciente, além de proporcionar uma maior autonomia e independência através de adaptações de funções e participação social.